TINTAS

Você sabia que existe um tipo de tinta adequado para cada material? Por exemplo, há tintas para madeira, tintas para metal, tintas para parede, tintas para piso…
Sabe que usar o tipo errado pode manchar, danificar ou nem “pegar” no material que precisa ser pintado?
Pois é, as tintas são produzidas com elementos químicos adequados a cada material e nós vamos falar um pouquinho sobre elas pra ajudar a dar aquele toque final na sua reforma.

Falaremos nesse artigo sobre:

  • Preparo de superfície
  • Embalagens padrão
  • Cálculo de consumo
  • Tinta Látex
  • Tinta Acrílica
  • Tinta Esmalte
  • Tinta Epoxi
  • Personalização da cor

O Preparo da superfície

Para começar, é importante saber que a superfície a ser pintada precisa ser preparada antes de receber a tinta. Normalmente lixamos para regularizar a superfície e aumentar a aderência da nova tinta. Em alguns casos, é necessário aplicar massa corrida, antes de lixar, para fechar imperfeições ou pequenas trincas. Alguns materiais, como o gesso e o ferro, necessitam de um prime antes da tinta, ou um selante no caso das madeiras.

Embalagens padrão

É importante saber quanto você vai consumir de tinta antes de começar a empreitada, para saber quanto custará e também não perder o dia por uma bobagem do tipo “acabou a tinta no meio do serviço”. Também é legal comprar toda a quantidade que irá usar do mesmo lote, assim evita pequenos desgostos como perceber depois de seca, que a parede ficou com uma área diferente, e que dá pra perceber.
As marcas mais conhecidas no mercado como as Tintas Suvinil, Coral, Sherwin Williams e Renner, trabalham com um mesmo padrão para comercializar os produtos, ainda que os rendimentos variem bastante.
Indo às embalagens propriamente, há 3 tamanhos/volumes mais comuns:

  1. ¼ de Galão = 910ml
  2. Galão = 3,6L
  3. Lata = 18L
Padrão de embalagens encontradas no mercado
Padrão de embalagens encontradas no comércio. Foto do site da Sherwin Williams.

Cálculo de consumo

Pra calcular é bem tranquilo, você precisa saber área que vai pintar (medindo altura vezes a largura da parede), e colocar uma margem. Depois é só verificar na própria embalagem qual é o rendimento, as instruções são super claras e fáceis, é só seguir. Qualquer vendedor pode orientar na hora da compra também, mas lembre-se de medir o que vai pintar.

Os tipos de tinta mais comuns:

Tinta látex PVA

Composta por acetato de polivinila, é solúvel em água e apresenta baixo nível de odor, sendo considerada atóxica perto das outras opções. Sua secagem é rápida e as boas marcas rendem em torno de 250m² / lata por demão. É a mais indicada para paredes de alvenaria ou gesso em ambientes internos.

Ambiente com amplas áreas pintadas com tinta látex.
Agradável exemplo de pintura nas paredes com amplo uso de cor. Foto das Tintas Coral, ambiente de Barbara Nobre _ Janelas CASACOR 2020 Minas Gerais.

Tinta acrílica

Muita gente fica em dúvida na hora de comprar tintas porque a aparência final da tinta acrílica e da PVA é muito parecida, porém a durabilidade da tinta acrílica é muito maior. Composta por resinas acrílicas, ela também é solúvel em água e apresenta rendimento semelhante ao PVA. Entretanto, depois de aplicada, confere uma superfície resistente a água e muito mais durável. É uma tinta indicada para áreas úmidas e exteriores.

Tanto a PVA quanto a acrílica são oferecidas nas versões fosca, acetinada e brilhante. A qualidade e resistência das três versões é a mesma e a princípio, a escolha recai sobre o gosto do cliente. Lembramos que quanto mais brilhante for a tinta, mais refletirá a luz e mais defeitinhos serão percebidos na parede.

Fachada externa da edificação pintada com tinta Acrílica.
Fachadas e áreas externas devem receber tinta acrílica, apropriada para resistir ao tempo.

Tinta Esmalte

Este tipo de tinta não é solúvel em água e tem um tempo de secagem bem maior. É a tinta indicada para madeiras e metais, porém não recomendamos para alumínio porque dificilmente terá boa aderência. Também não deve ser aplicada sobre alvenaria porque pode criar bolhas e desprender facilmente. É encontrada nas versões brilhante, acetinada e semibrilho.

O tradicional esmalte sintético, hoje encontra um rival à altura, o esmalte à base de água, que é bastante resistente com a vantagem de ser menos tóxico e ter cheiro bem mais leve. Vale conhecer.

Imagem de entrada de casa com uma porta lindamente pintada com esmalte brilhante. Foto de Tamoghna Datta.
A entrada da casa ganhou alegria com sua porta almofadada, lindamente pintada com esmalte brilhante. Foto de Tamoghna Datta.

Tinta Epoxi

Até algum tempo atrás, era uma tinta de uso industrial ou institucional. Hoje, pode ser encontrada em áreas úmidas de residências substituindo o lugar dos azulejos ou até sendo aplicada sobre eles.

Exemplo de epoxi aplicado sobre azulejos.
Epoxi sobre azulejos.


Também é muito utilizada para pintura de pisos por ser um material de maior espessura (é bem mais densa que as demais tintas), resistente a abrasão e água, se tornando impermeável depois de seca.
Pode ser encontrada na versão solúvel em água ou solvente e aplicada sobre cimento, metal, alvenaria e cerâmica.

Imagem de piso feito em resina epoxi.
O piso em resina epoxi é o grande charme dessa cozinha.

Personalização de cor

Todas as marcas mantém nas lojas as cartelas de cor, e dessas, a maior parte das lojas mantém estoque. Mas há sempre aquela situação em que uma personalização pode fazer a sua alegria! Às vezes porque você já tem aquele sofá ou ganhou uns lindos vasos, quem sabe objetos de decoração da mesa de centro… e seria legal uma cor pra conversar com eles, mas você não encontrou na cartela.

Imagem de cartela de cores personalizadas.
Exemplo de cartela de cores personalizadas encontrada em lojas que disponibilizam o sistema.

Nada tema, hoje em dia várias lojas oferecem a possibilidade de produzir a cor que desejamos, ou o mais próximo dela na hora! Aproveite, faça sua escolha e se tiver alguma dúvida pra combinar, já sabe: conte a Bendita Obra!

Quer saber mais sobre cores? Temos artigos sobre o tema aqui e aqui. Bom proveito!

3 Comentários

  1. Bem didático meninas, poderiam fazer tambem com texturas, que é bem mais dificil de calcular e requer uma aplicação mais profissional,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to Top