CASACOR 2022

O que você estava fazendo há 35 anos? Alguns nem teriam nascido, outros estavam começando a vida profissional, encontrando o grande amor ou iniciando uma família.

Pois há 35 anos iniciava-se uma relação de descobrimento, encantamento e, por que não dizer crítica, entre profissionais da área de arquitetura e decoração e o grande público. Era a primeira CasaCor.

Neste ano, a Mostra foi para um ícone da arquitetura paulistana, o Conjunto Nacional e aproveitou sua construção original para contar seus 35 anos de história enquanto nos leva ao primeiro pavimento com 59 ambientes projetados por 57 profissionais.

Rampa de acesso à Mostra
Rampa de acesso à Mostra
Rampa de acesso à Mostra
Rampa de acesso à Mostra

E o que nós vimos?

Logo de cara percebemos uma predominância de tons neutros (salvo honrosas exceções como o ambiente de Sig Bergamin), materiais naturais, ou com aparência de naturais, balcões multiuso, iluminação indireta, muita madeira e uma bem-vinda simplicidade.

Aconchego e harmonia em tons neutros
Tons neutros de Lídia Maciel
Materiais naturais de Consuelo Jorge Arquitetos
Materiais naturais de Consuelo Jorge Arquitetos
Iluminação natural de Gustavo Martins
Iluminação natural de Gustavo Martins
Elementos orgânicos e tons neutros em Barbara Dundes Arquitetura
Elementos orgânicos e amadeirados em Barbara Dundes Arquitetura

Talvez o próprio prédio que abriga a Mostra tenha inspirado alguns arquitetos e decoradores a uma visita aos anos 50, 60 e 70. Linhas retas junto com curvas acentuadas, menos móveis e mais design de qualidade, peças vintage e acabamentos que nos remetem aos criativos anos 60 e 70.

Todos Arquitetura - Sofás de alvenaria, disposição geométrica, retas e curvas integradas. Você também acha que já viu isso antes?
Todos Arquitetura: Sofás de alvenaria, disposição geométrica, retas e curvas integradas. Você também acha que já viu isso antes?
Murilo Lomas explora bem a convivência de curvas e retas.
Murilo Lomas: Curvas e retas na mesma composição, padrões geométricos e móveis
que fazem uma releitura do design do sec. XX

Um detalhe peculiar nesta Mostra foram as lareiras presentes em vários ambientes. Desejamos que não venha o frio que esses arquitetos estão esperando.

Roberto Migotto: A lareira está embaixo do grande espelho oval
Senses Hall Deca – Roberto Migotto: A lareira está embaixo do grande espelho oval
Imagem da lareira de Francisco Cálio
A lareira de Francisco Cálio, sob a TV.
Imagem da lareira protagonista de Quintino Facci Arquitetos
Quintino Facci Arquitetos entrega todo o protagonismo à lareira
Imagem da lareira que Patrícia Hagobian coloca em seu ambiente
Patrícia Hagobian coloca sua lareira em destaque no ambiente

Em tempos de apartamentos compactos, tivemos alguns ambientes – estúdios com soluções interessantes para morar bem em pouco espaço.

Imagem do Studio Alfi de Tufi Mousse
Tufi Mousse apresenta solução interessante em seu Studio Alfi.
Imagem do Apê Paulista de Weiss Arquitetura
Weiss Arquitetura ousa cores intensas em espaços limitados, interessante!
Na imagem do Estudio Ostuni de Gregory Copello vemos a divisória em cobogó
O cobogó de Gregory Copello divide com harmonia, sem diminuir o espaço
Imagem da lareira no Estudio Ostuni de Gregory Copello.
Ainda em Gregory Copello, a lareira como elemento decorativo.

CasaCor 2022 apresentou muitas soluções interessantes para acomodar itens necessários junto aos decorativos, mas devemos dar destaque a peças de grande impacto visual que aliaram materiais simples a ideias criativas.

Imagem do ambiente de Roberto Migotto, Senses Hall Deca, onde criou silhuetas.
Roberto Migotto, silhuetas.
Imagem do ambiente de Nildo José Arquitetos, o painel é feito de peças de cerâmica encaixadas nas prateleiras.
Nildo José Arquitetos, painel feito de peças de cerâmica encaixadas nas prateleiras.
Imagem de Sertão Portinari, peças de cerâmica encaixadas nas prateleiras.
Nildo José Arquitetos, peças de cerâmica encaixadas nas prateleiras.
Imagem de Praça Terra Madre - Quintino Facci Arquitetos – Luminária de tronco de árvore e esculturas de barbante sobre prateleiras iluminadas.
Quintino Facci Arquitetos – Luminária de tronco de árvore e esculturas de barbante
sobre prateleiras iluminadas.
Imagem de Templo de Memórias – Consuelo Jorge Arquitetos – Estante dividindo ambientes.
Consuelo Jorge Arquitetos, estante dividindo ambientes e parede–painel (à direita no fundo) feita com telegramas de felicitações emoldurados.

Em vários ambientes, percebemos uma atenção especial ao teto. Trabalhos criativos, delicados ou arrojados fizeram um show à parte.

Um Jeito Novo Do Mesmo Jeito, Marina Linhares
Marina Linhares, madeira e luz desenhando o teto.
Imagem do ambiente Casa Coral de Marcelo Salum.
Marcelo Salum coloriu muito, mas usou o teto para acalmar, ainda que com desenho.
Imagem de Aroma &Arte, WM Arquitetura, o teto como um grande jardim.
WM Arquitetura fez do teto um espetáculo à parte.
Imagem do ambiente Canto da Toscana - Sabrina Salles Arquitetura, impressão no teto.
Sabrina Salles Arquitetura, impressão de paisagem no teto.
Imagem do ambiente Canto da Toscana - Sabrina Salles Arquitetura, impressão no teto.
Sabrina Salles Arquitetura, impressão no teto.
Imagem do Estúdio Boreal, de Ana Weege, com um teto espetacular.
Ana Weege fez do teto a atração desse ambiente.

Tapetes foram bastante utilizados nas mais diversas composições, porém, quase todos baixos e em fibras naturais… ou aparentando naturais; porcelanato e quartzo foram onipresentes e as soluções de banheiros merecem um artigo só pra eles.

Imagem do ambiente Vivendo o Infinito - Rosa May Sampaio, composição de tapetes.
Rosa May Sampaio, composição de tapetes.
Ambiente Luz e Sombra de Léo Shehtman, porcelanato e tapete baixo.
Léo Shehtman usa piso de porcelanato e tapete baixo.

Muitas coisas foram vistas, anotadas e traremos nas nossas próximas publicações.

Agora, e você? Foi visitar a CasaCor? O que achou? Comente aqui, compartilhe as suas impressões!!! E assine o blog, assim recebe as atualizações em primeira mão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to Top