BOX PARA CHUVEIRO

Fundamental para nós, brasileiros, mas um luxo dispensável para americanos e europeus que ainda preferem a velha cortina de plástico (alguém lembrou da icônica cena do banho em Psicose?), o box além de ser um elemento que contribui pra garantir o conforto e praticidade do banho, tem uma presença estética bem legal no banheiro!

Cena do Filme Psicose do Hitchcock, onde a cortina praticamente é um personagem.
Nessa cena do Filme Psicose, de Alfred Hitchcock, a cortina é praticamente um personagem. Imagem do site popcultura.com.br

Se você não acha tão relevante assim, basta apelar para a memória e lembrar daquele velho box de “acrílico” da casa da infância, ainda encontrado em vários apartamentos; ou do rodo para puxar a água resultante do alagamento no banheiro depois do banho quentinho.

Bem, vamos ao que interessa. Box são espaços reservados para o banho de chuveiro que podem ou não conter uma banheira. Mas como escolher? Siga os passos que organizamos:

  •  A função
  •  O material
  •  O modelo
  •  A abertura

Vamos lá?

Banheiro com divisória simples em vidro temperado fumê.
Banho com divisória em vidro temperado.

A FUNÇÃO

A função principal é evitar que a água se espalhe pelo banheiro, por isso além das divisórias, também se rebaixa o piso da área de banho em 1 a 2 cm em relação ao restante do banheiro e é feito um caimento em direção ao ralo.

O MATERIAL

Normalmente usamos paredes de vidro temperado montadas em estrutura de alumínio que podem ter portas de abrir ou de correr. Porém, existem outras maneiras criativas de isolar a área de banho usando divisórias em outros materiais ou até mesmo divisória nenhuma.

Casacor, banheiro de Natalia Medeiros
Só uma parede. Casacor 2021, Natalia Medeiros, do site casacor.abril.com.br
Banheiro com divisória em vidro temperado e estrutura quadriculada.
Divisória em estrutura quadriculada. Foto de Hemant Kanojiya.
Imagem de banheiro de conceito sem box.
Banheiro sem box. Foto de MK S.

O MODELO

A altura convencional dos boxes é 1,90m mas sob encomenda, é possível instalar boxes em qualquer altura, inclusive até o teto. A vantagem do box até o teto é conter o vapor apenas na área do banho mantendo a temperatura mais quentinha e evitando que o vapor embace os espelhos e danifique móveis no banheiro. A desvantagem é que se não houver ventilação, teto e paredes ficarão embolorados.

Imagem de ambiente com box até o teto.
Com o box até o teto.

A ABERTURA

Um fator muito importante é a forma de entrar no box. As portas podem ser de correr, de abrir, em quinas ou até mesmo articuladas. A escolha do modelo de abertura irá depender da possibilidade de espaço para passagem e neste caso deve-se ter em conta o tamanho do usuário, se tem necessidades especiais, se existem crianças que necessitam que alguém auxilie no banho ou se a porta irá bater em algum obstáculo em seu curso.

Imagem de box com porta de abrir.
Box com porta de abrir.
Imagem de box articulado.
Box articulado, do site mareinevidros.com.br.
Imagem de box de quina com ambiente de banho confinado.
Box com portas de correr e abertura em quina.

Seja qual for sua escolha, busque uma empresa instaladora com boa reputação e vidros temperados de qualidade.

Aproveitando que está por aqui, você já leu nossos artigos sobre Chuveiro, Ducha, Aquecedor? Leituras rapidinhas e super esclarecedoras!

E você, tem cortina ou box no seu banheiro? Quer saber mais? Assine o blog e se atualize sempre em nossas publicações!

2 Comentários

  1. Boa noite! Gostaria de fazer um orçamento com vcs.tenho interesse nas divisórias quadriculadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to Top