QUADROS

Quadros são elementos de decoração que contam uma estória. Às vezes é uma paisagem que nos encantou, uma gravura bonita, um texto emoldurado ou fotos interessantes. São artigos que completam o ambiente trazendo para ele cor e significado.

Muitas vezes escolhemos um quadro decorativo, ele “combina” com a decoração e acaba sendo apenas isso, um acessório, mas às vezes, a imagem nos diz alguma coisa, nos traz lembranças ou conversa com a gente, são quadros personalizados. Sempre que possível, devemos escolher este tipo de quadro.

Imagem de parede da escada forrada de quadros afetivos. Foto de Danist.
A parede da escada forrada de quadros afetivos, quem nunca? Foto de Danist.

Mas como usar essas referências na prática, de modo harmônico, valorizando o ambiente? Parece uma tarefa fácil mas nem sempre o resultado é o que você imaginava?

Para conseguir um resultado legal em qualquer situação, com peças maiores ou menores, uma única ou um monte juntas: você vai ficar mais à vontade depois de ler esse artigo!

Aqui vamos falar de:

  • Disposição das peças
  • Como combinar
  • Conjuntos variados
  • Truques que funcionam
  • Conservação
  • Quebre as regras
  • Seja ousado
  • Molduras
  • Fixação

As principais dicas que você deve considerar, começam aqui! Bom proveito!

Disposição das peças

A forma de dispor os quadros na parede pode seguir algumas regrinhas para se obter um ambiente equilibrado, ou quebrar todas elas, para personalizar seu ambiente, sejam quadros para sala, quarto, banheiro, ou quadros para cozinha.

  • altura máxima: topo do quadro = topo da porta.
  • distanciar a base do quadro do topo de sofás ou aparadores, de 15 a 30 cm.
Imagem mostra quadro disposto de forma centralizada sobre sofá. Foto de Sidekix Media.
A posição do quadro se relaciona com os móveis e demais elementos do ambiente. Foto de Sidekix Media.

Como combinar

Quando se deseja colocar vários quadros na mesma parede, é interessante estabelecer um tema único com objetos iguais ou não.

Quadros tratados com uma mesma linguagem. Foto de Stock Snap.
Molduras iguais fazem parecer uma coleção. Foto de Stock Snap.

Conjuntos variados

Quadros de tamanhos diferentes pedem uma disposição balanceada, por exemplo, se um dos quadros for grande, colocar dois menores do lado oposto.

Disposição alternativa mas equilibrada. Foto de Domenico Cervini.
Disposição variada e equilibrada. Foto de Domenico Cervini.

Truques que funcionam

Antes de furar a parede, corte retângulos de papel kraft ou jornal do tamanho dos quadros que deseja colocar e experimente a melhor disposição colando-os com fita adesiva. Assim, você poderá escolher a melhor localização para cada um.

Imagem de papel kraft simulando os quadros para verificar se a disposição agrada.
O papel kraft simula os quadros para verificar se a disposição agrada.

Conservação

Sol desbota qualquer imagem, por isso, verifique se o local onde pretende instalar seus quadros recebe luz direta do sol. Se for o caso, considere manter as cortinas fechadas durante o horário de incidência solar nessa parede.

Quebre as regras

Quando apenas um quadro for colocado na parede, podemos centralizá-lo ou criar uma composição mais criativa, aproximando-o de algum objeto ou móvel. Neste caso, é importante que o lado oposto ao quadro tenha algum elemento que também chame a atenção, estabelecendo equilíbrio na composição.

Imagem mostra um quadro fora do centro da parede mas equilibrado com a atenção chamada por um vaso do lado oposto. Foto de Eliana Pasqualini: Casa Cor 2019 - Duda Porto.
O quadro está deslocado em relação ao centro da cabeceira, porém o arranjo de folhagens equilibra a composição por ter volume e cor. Foto de Eliana Pasqualini: Casa Cor 2019 – Duda Porto.

Seja ousado

Quadros nem sempre precisam estar nas paredes. Você pode apoiar sobre um móvel ou mesmo no chão.

Imagem mostra um quadro apoiado em aparador. Foto de R Architecture.
A fixação nas paredes é apenas uma das opções para os quadros. Foto de R Architecture.

Molduras

Devem “enquadrar” sem aparecer demais. Quadros grandes pedem molduras largas. Quadros pequenos, molduras estreitas. Imagens abstratas ficam melhor com molduras lisas e gravuras devem ser enquadradas com um vidro protetor na frente, sempre que possível. Mas sempre é legal subverter essas regras para alcançar um efeito criativo.

Fixação Outro detalhe muito importante é como fixar seu quadro na parede. A gente publicou um conjunto de dicas para cada tipo de parede, dê uma olhadinha (DICAS).

Imagem de canto de leitura onde o quadro é o elemento que equilibra a presença da poltrona amarela.. Foto de Kam Idris.
Aqui o quadro é o elemento que equilibra a presença da poltrona amarela.. Foto de Kam Idris.

E aí está inspirado? Lembre-se, se tiver alguma dúvida, uma consulta com a Bendita Obra pode resolver rapidamente os maiores dramas, ou dúvidas! Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to Top