PROJETANDO

Um bom projeto deve aliar seus sonhos com as possibilidades reais…

Ok, geralmente as possibilidades reais são um pouco cruéis e não vão contemplar o closet de princesa no apartamento de 40 m² ou a cascata de água quente no banheiro, mas essa é a hora em que sonhar com os pés no chão pode trazer, se não um palácio, um lar maravilhoso! Sonhar sem bom senso pode sair caro e trazer grandes decepções.

Falamos sobre o a importância de se antecipar e prever tudo o que será alterado na sua obra na última publicação, e vamos falar como aqui.

O arquiteto que está trabalhando com você, terá o maior prazer e interesse em explicar o projeto (nós adoramos isso) e ouvir a sua opinião. Esqueça aquela noção equivocada de que arquitetos e designers são pessoas arrogantes que desejam impor seu gosto sofisticado. Ao contrário, são profissionais que vão fazer um lar sob medida com a “cara” do cliente.

Planta não muito resolvida
Planta que parece resolvida mas…

Nesta fase da reforma, cada equipamento (vaso sanitário, pia, fogão, geladeira, etc) ou móvel (armários, camas, sofás, etc) será colocado no devido lugar em cima de uma planta (aquele desenho em duas dimensões representando seu ambiente) e você poderá avaliar se gosta da disposição, se há espaço para circular, se as portas abrem sem esbarrar em equipamentos ou outros móveis, etc.

Planta que parece resolvida mas…

Planta comentada
Planta comentada

Uma vez que você esteja de acordo com a planta, é hora de fazer escolhas e calcular seus custos. Através das medidas da planta, calcula-se, por exemplo, quantos metros quadrados de piso serão necessários, quantos de azulejo, qual quantidade de torneiras, louças, armários, espelhos e em seguida, escolhe-se o modelo e tipo de cada um.

Também será possível calcular o valor dos serviços necessários para a realização da obra, orçando o valor da mão-de-obra para cada ítem.

Sempre que possível, faça cotação de tudo e avalie o custo-benefício de cada orçamento, tais como o prazo de execução, a quantidade de pessoas dentro da obra, limpeza, organização, pontualidade, etc.

Nos próximos posts, vamos detalhar cada ambiente e os procedimentos necessários para avaliar o projeto e fazer um orçamento realista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top