CORES _ parte 1

Sem tempo para ler? Ouça aqui.

 

A escolha das cores para um ambiente depende de uma série de fatores, do gosto pessoal às necessidades funcionais do ambiente, do simbolismo que as cores representam a, na maioria das vezes, tendências de moda num determinado momento.

Seja qual for o motivo da escolha, é importante que as pessoas se sintam confortáveis ao permanecer no local onde a cor predomina.

Tradicionalmente dividimos o espectro de cores em QUENTES e FRIAS em função das sensações que elas nos trazem e da frequência das ondas luminosas.

Estudos comprovam que as cores influenciam as sensações humanas e até algumas funções do corpo humano. Vermelho acelera o metabolismo, azul induz ao relaxamento, verde diminui as funções biliares, branco, “refresca”, amarelo “ilumina”, e assim por diante.

 

Círculo Cromático
Círculo Cromático

Cores quentes (ver gráfico acima) trazem sensações de alegria, apetite, agitação e movimento. Não é de se estranhar que lanchonetes de fast food privilegiem o uso dessas cores na decoração já que os tons vibrantes tendem a acelerar o consumo de alimentos.

Também são indicados para ambientes onde há pouca luz natural ou são mais frios, como salas e quartos voltados para o sul/sudeste, ou locais onde se quer a sensação de aconchego e calor.

Ambiente em cores quentes
Sala em cores quentes

 

Já as cores frias remetem a sensações de calma, frescor e introspecção.

Os tons de verde e azul são associados a relaxamento e tranquilidade, já o violeta e seus matizes remetem à meditação e espiritualidade.

São cores recomendadas para pessoas muito ansiosas e agitadas e, consequentemente evitadas para as depressivas.

Quarto em cores frias
Quarto em cores frias

As cores também possuem finalidades práticas, como o branco para ambientes onde a limpeza deve ser visivelmente impecável, ou o preto para disfarçar equipamentos e fiações no teto de ambientes comerciais.

Cores escuras no teto não chamam a atenção
Cores escuras no teto não chamam a atenção

Algumas combinações proporcionam memórias afetivas e dão certo charme ao ambiente, mesmo que as pessoas não saibam exatamente qual a referência que levou àquela sensação agradável, ou que o mobiliário seja contemporâneo.

Nos nossos próximos artigos, vamos falar sobre o uso das cores para transformar as sensações de espaço nos ambientes, e a parte 2 já está no ar publicada aqui.

Maria Antonieta?
Maria Antonieta?
Jane Austen?
Jane Austen?
O Chapeleiro Maluco de Alice
Chapeleiro Maluco?
Cozinha Batman
Cozinha do Batman?

 

6 Comentários

  1. Site muito bem estruturado, porém as legendas nas últimas imagens estão confusas devido à aproximação da legenda na foto de baixo mesmo sendo referente a de cima

    1. Oi Isabella, obrigada pelo comentário! De fato fica melhor com a legenda mais próxima, vamos corrigir! Esperamos vê-la sempre por aqui, abraço, equipe Bendita Obra.

  2. Adorei ler sobre as cores.estou querendo trocar a cor da minha sala de churrasco… estas informações me fazem optar pelo azul.grata

    1. Que ótimo saber que será útil!! Obrigada pelo comentário e torcemos para que sua sala fique exatamente como deseja!! Volte e nos conte depois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top