A CASA CONTRA O CORONA

Prepare sua casa!!! Ele está entre nós… Então, faça sua casa ser um lugar seguro: FORA CORONA VÍRUS!!!

Crianças em casa, mas não são férias, funcionários não virão trabalhar em algum momento, ou porque estão doentes ou porque precisarão cuidar dos seus, … ou porque seremos compulsoriamente obrigados a não sair por uns dias. Quantos dias? Quando? Depende  de como conseguiremos controlar nossos hábitos agora. Lavar as mãos, alcool gel, 1m de distância, ok, mas… como a casa pode ajudar ou atrapalhar nessa rotina?

Então separamos algumas dicas úteis que podem facilitar, vamos lá?

Foco em lavar as mãos assim que chegar em casa. Foto de Cristina Mantovani.

A chegada da rua, já sabemos, temos que lavar as mãos durante 20 segundos, Então vamos facilitar. Prepare uma bancada, aparador ou cabide onde todos possam colocar bolsas, chaves, carteiras e pastas para não entrar com tudo pra dentro de casa e só depois ir lavar as mãos. Quanto mais perto da saída você puder deixar essas coisas melhor, evite levar o inimigo para sua cama. Ali mesmo você também já deixa o alcool gel de litrão, fica prático pra quem entra e sai rapidinho, e para reabastecer o potinho que vai na bolsa.

Aparadores e bancadas devem facilitar  a chegada em casa agilizando o lavar as mãos imediato.
Móveis devem facilitar chegar em casa e ir lavar as mãos imediatamente. Foto de Annie Spratt.

Tudo que tocamos muito e inconscientemente merece uma passada diária de alcool de limpeza 70% INPM, líquido ou em gel. Nessa lista coloque botoeiras de elevador, maçanetas, interruptores, balcões, mesas, aparadores, puxadores de janelas e etc. Inclua o celular e as chaves.

Limpar normalmente mas com mais frequência bancadas e mesas.
Limpar normalmente, mas com mais frequência bancadas e mesas.

Troque diariamente as toalhas de mesa e panos de cozinha, você garante que qualquer bichinho que tenha vindo com você da rua e “caído da roupa” pra mesa não fique ali dando sopa. Assim também já resolve se alguém diferente entrou na casa mesmo sem aquela tossidinha básica, ou se algum morador já estiver contagiado.

Organize a sua despensa. Verifique a data de validade dos alimentos que tem lá, limpe e tenha noção do que tem em casa. Se sua família precisar ficar em quarentena por uma semana é legal que a despensa esteja atualizada, libere espaço para guardar o que vale.

Mantimentos na validade, despensa organizada.
Mantimentos na validade, despensa organizada. Vale para a caixinha de medicamentos também.

As crianças se entediarão ao ficar tanto dentro de casa. Pense nos ambientes mais amplos, como sala, onde alterando o layout empurrando um sofá ou mesa você pode criar espaços alternativos para novas brincadeiras. Uma cama vira uma barraca de índio, a mesa um céu estrelado por baixo, e por aí vai.

Nada como uma brincadeira nova pra entreter as crianças, use a casa toda pra isso!!!
Nada como uma brincadeira nova pra entreter as crianças!!!

Já os idosos são um capítulo à parte. Como são o grupo de risco e o que mais sofre, a recomendação é isolamento mesmo. Arrume a casa de modo que o mínimo de pessoas precise circular, e que eles não precisem sair, assim eles terão pelo menos a casa toda pra se locomover. Isso inclui remédios organizados e ao alcance, roupas e comida. Se for possível banheiro exclusivo, se não, toalhas exclusivas, principalmente a de mão e rosto. As crianças não devem visitá-los, mesmo estando saudáveis, pois podem ser transmissoras. Funcionários como Cuidadores, devem conhecer a rotina de higiene e favorecer o isolamento.

Isolados sim, mas com todo o conforto da casa inteira.
Isolamento sim, mas com atenção e conforto.

Os PETs não devem ser levados à rua em lugares de aglomeração, mas cá pra nós, se nós não devemos sair inevitavelmente isso deve ser estendido a todos da família. A gente sabe, parece tarefa impossível. O fato é que ainda não se sabe se cães e gatos, que são mamíferos como nós, pegam ou transmitem o Corona, mas mesmo que eles não adoeçam, aquele passeio para o xixizinho sagrado pode trazer o inimigo pra casa… eles náo andam como nós, calçados e vestidos, e não separam onde os pelinhos encostam antes de vir pular no colo ou dar aquela lambidinha básica. Assim você garante que em casa, eles podem continuar a rotina. Já se você adoecer, o indicado pela OMS é que  use máscara para fazer o contato com ele como faria com humanos. Prepare comida divertida e brinquedos para passarem muito tempo juntos sem passeio!

Os pets merecem atenção, devem ser privados dos passeios. Foto de Heather Gunn.
O ideal é privá-los dos passeios, mas nunca da atenção. Foto de Heather Gunn.

E se prepare para ficar muito tempo sem sair, abra a biblioteca e desça aqueles livros que nunca tem tempo de ler, escolha um canto para leitura, meditação, exercícios e alongamentos. Pense que assim como a família toda precisará de espaço de convivência, precisará também de espaços privados, para trabalhar e estudar, ou descansar da convivência forçada.

Tenha a casa limpa! Aproveite pra limpar aqueles cantos que sempre guardam pó, verifique se roupas de cama e banho estão ok, sem cheiro de guardado. Lembre-se que o COVID-19 afeta as vias respiratórias, então não dê munição ao inimigo. Tenha tudo pronto para passar por isso como um resfriadinho básico, se tiver que passar. Ah, sem Ibuprofeno e corticóides, que estão desaconselhados no caso do Corona!!

Aproveite o tempo em casa, parar é tão raro, não precisa ser duro, depende um tanto de nós. Foto de Trent Szmolnik.
Aproveite essa parada como um tempo de reflexão em casa. Foto de Trent Szmolnik.

Não é porque devemos ficar mais isolados que você e sua família precisam se sentir numa prisão, afinal, a sua casa pode ajudar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top