CONSULTORIA

O que é, de que tipo, pra quem serve, como funciona.

Uma dúvida técnica como uma parede que deseja quebrar? Uma cor no escritório? Uma curiosidade sobre revestimentos, ou ideias para colocar a casa em ordem, esse é um serviço especializado que vale muito a pena.

A consultoria pode ser a solução ideal para qualquer negócio, a qualquer momento e na construção ou decoração não é diferente.

Se você não sabe bem o que é Consultoria de Arquitetura, está no lugar certo.

Aqui explicamos o que é, como funciona, quais as principais formas de consultoria e as diferenças entre elas.

Será que este é o momento certo de buscar um profissional de arquitetura pra falar sobre um determinado espaço que incomoda? As informações que você encontrará aqui ajudarão bastante a sua escolha.

Nesse artigo você vai encontrar os seguintes temas (e o que você não encontrar, pergunte pra gente):

  • O que é a consultoria de arquitetura ou de interiores?
  • Consultoria de Arquitetura: o que faz o arquiteto consultor?
  • O que não esperar de um arquiteto consultor?
  • Como funciona uma consultoria de arquitetura?
  • Diferentes tipos
  • Consultoria de Conceito – trocando ideias
  • Consultoria de Ambiente – A cozinha não funciona
  • Consultoria por Pacote – Tudo, mas não de uma vez
  • Consultoria Projeto – Tudo de uma vez
  • Consultoria de Obra – Aquilo está certo?
  • Vantagens da consultoria!
  • Quando contratar uma consultoria de arquitetura?
  • Como escolher o melhor profissional para uma consultoria de arquitetura?

Animado? Então vamos lá!

Náo importa a forma, consultoria sempre [e uma solução.
A consultoria de arquitetura é uma forma simples para encontrar soluções e ideias para ambientes, projetos ou obras. Foto Gerd Altmann.

. O que é a consultoria de Arquitetura ou de Interiores?

Não é um luxo para poucos, mas um serviço ao alcance de todos pelo acessível valor de uma consulta. É um tempo destinado a você por um profissional que entende profunda e tecnicamente um assunto, um especialista, quando você tem dúvida ou precisa de uma solução.

A consultoria de arquitetura é, portanto, um tempo qualificado que um profissional Arquiteto dedicará a você para solucionar um problema com a construção ou reforma, com um prestador de serviço ou com a decoração de um ambiente.

. Consultoria de Arquitetura: o que faz o arquiteto consultor?

O arquiteto consultor vai levantar com você suas dúvidas, expectativas,  ou simplesmente lançar ideias e sugestões possíveis para um determinado problema em um ambiente ou obra que você esteja envolvido. Vai conversar sobre seus hábitos e expectativas propondo soluções que caibam na sua realidade e propor os próximos passos, junto com você.

Com muito estudo e experiência é que se consegue soluções e ideias rápidas e eficientes.
Soluções e ideias para ambientes, projetos ou obras são fruto de anos de estudo e experiência no mercado. Foto Green Chameleo.

. O que não esperar de um arquiteto consultor?

Não existe um bom profissional que ofereça “projeto de graça” ou “um desenho rapidinho”. De um modo ou de outro você sempre vai pagar por ele, possivelmente na aquisição dos materiais ou da mão-de-obra de execução. Quando você paga por uma consulta, obtém respostas que permitem escolhas de acordo com as suas disponibilidades, sem surpresas no futuro.

. Como funciona uma consultoria de arquitetura?

Arquitetura é um serviço como outros vários onde uma consulta resolve muita coisa, às vezes, tudo o que você precisa.

A consulta funciona em módulos de tempo, normalmente 1 hora. Pode ser uma dúvida pontual e nessa hora de conversa é possível explorar as opções de solução.

Há pacotes que focam em um ambiente ou em vários, no projeto ou na obra. Fazemos um dimensionamento baseado nas necessidades que você sente e na quantidade de horas que levaremos para chegar à solução, e fazemos um acordo sobre essa disponibilidade do nosso tempo e o valor do seu investimento.

. Diferentes tipos

Os atendimentos ou consultas são feitos basicamente de duas formas, presencial e online. Em ambas vale a relação com o tempo disposto para o trabalho. As duas formas podem ser complementares ou absolutamente independentes, em ambas, fazemos o mesmo processo de levantamento das necessidades até a proposta de solução com os encaminhamentos necessários para a sua realização.

Consultas online são cada vez mais comuns e eficientes.
No mundo atual, todo mundo se encontra na rede. Foto Chris Montgomery.

. Consultoria de Conceito – trocando ideias

Quando você pensa naquele quarto da adolescente que está com decoração infantil, ou naquela recepção do escritório que ocupa mais espaço que deveria e não sabe bem por onde começar, trocar uma ideia com um profissional faz toda a diferença. Não, não é a mesma coisa que conversar com aquela amiga que tem um super bom gosto. Trocar ideias com um profissional é abrir horizontes, descobrir necessidades que você nem tinha registrado que estavam ali e, principalmente, encontrar soluções que podem ser tão simples quanto a sua vontade ou possibilidade de investir. Sim, em uma consulta de 1 hora acontece tudo isso!!

. Consultoria de Ambiente – A cozinha não funciona

Casas, apartamentos, escritórios, não importa tanto a função, o fato é que construções costumam durar muuuuuito tempo. O problema é que os estilos, a função ou simplesmente o mundo ao redor, mudam, e muito. É comum que a edificação esteja firme e forte, mas você, por exemplo, não aguente mais olhar para aquela cozinha. Essa é a hora de falar com um arquiteto! Pode ser a reformulação completa, do projeto já com especificação dos móveis, como devem ser as instalações para todos os novos equipamentos, até o cronograma de obra pra você negociar com o empreiteiro…  E tudo isso por um valor fechado pelo ambiente.

. Consultoria por Pacote – Tudo, mas não de uma vez

E a reforma geral da casa, dá pra fazer assim, por partes? Sim, dá! Vamos levantar as necessidades e desenhar um cronograma, para desenvolver o projeto e para fazer a implementação propriamente, tudo no seu tempo, por um valor fechado.

. Consultoria de Obra – Aquilo está certo?

Também chamada de vistoria ou visita técnica, é aquela hora que você precisa de um olhar técnico sobre uma reforma, uma obra, ou quando vai receber chaves de um imóvel novo e não tem certeza se tudo está sendo feito ou entregue como acordado entre você e a empresa que contratou, seja um empreiteiro ou uma construtora.

Imóvel sendo entregue é um momento legalmente importante, um acompanhamento técnico exclui muitas dores de cabeça. Acervo Bendita Obra.
Para receber um imóvel ou uma obra, surgem dúvidas sobre a qualidade do que é entregue, um olhar técnico ajuda. Acervo Bendita Obra, foto Cristina Cortizo.

. Consultoria Projeto – Tudo de uma vez

Mas dá para fazer o projeto inteiro, assim, como consultoria? Sim, porque não?

Fazemos o levantamos das suas necessidades e preferências, o tempo e orçamento para concluir seu sonho e entregamos o projeto inteiro, com especificações e cronograma de obra, além de incluir o acompanhamento das obras no pacote. Durante a construção, fazemos as visitas técnicas previamente combinadas pra verificar se a obra está correndo bem.

Não importa o tamanho do seu projeto, há sempre uma forma legal de você ser atendido.
A consultoria é uma forma muito legal de adaptar o tamanho do serviço ao tamanho do atendimento. Foto Windows.

. Vantagens da consultoria

A vantagem diferencial de um consultor arquiteto é trazer o olhar externo e técnico. Ele consegue enxergar algo não percebido por aqueles que passam o tempo todo ali.

Você pode contratar apenas o que é do tamanho da sua necessidade, e terá ainda um contato posterior para aquelas dúvidas que afloram depois da conversa.

Tem dúvida se vale a pena investir em uma hora de bate-papo técnico? Lembre-se daquele vizinho que comprou um sofá que não entra no elevador ou aquela tinta que sua mãe colocou na sala e ficou ruim. 75% das obras no Brasil custam até 45% a mais do que o estimado por falta de uma simples noção que um técnico teria num piscar de olhos.

. Quando contratar uma consultoria de arquitetura?

Agora! Quando você está incomodado com um lugar da casa ou do trabalho, quando precisa mudar a função de algum ambiente , quando falta espaço e sobra bagunça. Não importam o tamanho, a idade, o uso, se o imóvel é seu ou se está de passagem.

Caro e difícil é ter que ficar em um ambiente se sentindo desconfortável.

Arquiteta Eliana Pasqualini apresenta projeto para clientes.
Cada projeto deve refletir a identidade das pessoas que vão usar esse lugar. Acervo Bendita Obra, arquiteta Eliana Pasqualini.

. Como escolher o melhor profissional para uma consultoria de arquitetura?

É importante investir em uma consultoria que entenda a sua realidade específica.

Que fale com clareza e simplicidade e que seja dedicada e sincera. Desconfie de soluções milagrosas, muito baratas ou pior, de graça. Conhece o ditado “o barato sai caro”? Pois é, você economiza nas ideias e acaba pagando caro na quantidade e qualidade dos materiais e serviços que irá utilizar.

A Bendita Obra oferece nessas modalidades de Consultoria, mais de 20 anos de experiência em obras e projetos, vistorias e acompanhamentos de obras.

Entre em contato conosco para saber mais a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back to Top