MDF x MDP

Nós já falamos sobre móveis planejados no artigo (MÓVEIS) e prometemos mais detalhes. Então, vamos começar com a matéria-prima básica: madeira.

Se você vive no século XXI já sabe que madeira maciça, legítima e certificada é artigo raro e muito, muito caro. Mas você sabe quais são as alternativas para ter aquele móvel lindo, resistente e ainda com características de madeira?

Para atender à demanda por móveis para esse mundão, sem acabar com ele no processo, foram desenvolvidos compostos de madeira originários de plantações para corte e reflorestamento.

Mas o que são esses compostos de madeira? Na verdade, são vários, cada um com um uso específico, mas vamos destacar os mais comuns para construção de móveis. Nossa meta é ajudar você a fazer escolhas mais adequadas para seu bolso e sua necessidade.

Então, vamos seguir a lista abaixo pra você decidir se aquele planejado é de boa qualidade ou se poderia ser melhor.

  • Aglomerado
  • Compensado
  • MDP
  • MDF
  • Diferenças entre MDP e MDF

Agora, com a consciência ecologicamente tranquila, vamos entender quais são esses compostos.

Imagem de planejados Italinea para banheiro.
Projeto 3D de planejados Italinea para banheiro.

Aglomerado

É o avô dos compostos. Feito de partículas de madeira prensadas, foi muito utilizado na fabricação de móveis industrializados no passado. Porém, como muita gente pode se lembrar, acabava esfarelando, não segurava os parafusos e em contato com a umidade se deformava.

imagem de painel de aglomerado.
Lateral do painel de aglomerado onde se vê as lascas (cavacos) de madeira. Fonte Madiplac.

Compensado

Trata-se de um “sanduíche” de chapas fininhas colocadas em camadas transversais e prensadas. Podem ser completamente preenchidos como o Compensado Naval, o que lhe confere qualidade e resistência superiores, ou não. Aceita vários tipos de acabamento, do revestimento por lâmina de madeira nobre ou fórmica até a laca e outras pinturas.

Imagem de placas de compensado.
Placas de compensado onde vemos as várias lâminas prensadas. Fonte Braslab.

É um material relativamente leve (muito mais leve que o MDF) e de boa resistência. Até uma ou duas décadas atrás era o material preferido nas marcenarias, mas em móveis planejados, as tecnologias mais modernas ganharam a preferência.

Imagem 3D de projeto Italinea para escritório.
Projeto 3D da Italinea para escritório.

MDP

É a sigla para Medium Density Particleboard, painel de média densidade feito de partículas de madeira. A grande diferença entre ele e seu avô, o aglomerado, é que as partículas são bem menores e prensadas em três camadas de densidades diferentes sob alta temperatura.

Desta forma, temos um produto mais leve, resistente e que não esfarela.

Imagem de painéis de MDP
Painéis de MDP onde vemos os fragmentos de madeira no miolo e as duas superfícies externas mais uniformes.

MDF

Sigla de Medium Density Fiberboard, painel de média densidade feito de fibras de madeira, aglutinadas com resina e prensadas a alta temperatura. É um material mais denso e uniforme, mas também é mais pesado e mais caro.

Foto de painéis de MDF.
Painéis de MDF em várias espessuras. Fonte Braslab.

A indústria moveleira utiliza ambos os materiais porque cada um tem qualidades especiais para compor a fabricação das peças. Em geral o MDP é usado na estrutura, prateleiras e gavetas e o MDF usado nos acabamentos.

Imagem de projeto 3D da Italinea para Cozinha.
Projeto 3D da Italinea para cozinha.

Diferenças entre MDF e MDP

O MDP apresenta maior resistência estrutural, deforma menos e suporta mais peso. Já o MDF, por ser um material mais homogêneo, é mais adequado para cortes em qualquer formato e direção, inclusive recortes curvos.

Comparação entre MDF e MDP
Identificando MDP e MDF pelas laterais.

Nenhum dos dois suporta umidade constante – você já deve ter visto o estrago que um vazamento na cozinha pode causar. Em contato com pequenas e ocasionais umidades, ambos podem resistir mas o MDF tende a inchar mais se a exposição for prolongada.

Ambos podem receber qualquer acabamento do tipo pintura, laca, fórmica, etc.

Então, como escolher corretamente o material para os seus móveis planejados?

Em geral, móveis retos podem ser feitos de MDP e móveis com recortes e curvas ficarão melhores com MDF, mas para ter certeza de adquirir o melhor móvel com o melhor material, consulte um arquiteto de interiores.

A Bendita Obra presta consultoria para escolha de móveis, o que pode evitar a compra de um monte de armários que não serão necessários eventualmente e, além de caros, podem ser inadequados para o uso proposto.

Tirar as suas dúvidas antes de sair comprando , costuma ficar bem mais barato porque ajuda a evitar o erro. Pense, fale conosco, pergunte a vontade!

Ambiente CasaCor 2019
Neste ambiente da CasaCor 2019, um belo uso de painéis como divisória.

Uma Resposta

  1. Muito bom, mas há outros tipos de madeira? ha quem faça panejados com madeira natural em chapas de 15, 18 mm?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top