LIXO

Você deve estar perguntando: o que arquitetura tem a ver com lixo?

Muita coisa, caro leitor. Produzimos lixo em nossas casas, ambientes de lazer, trabalho e estudo. Produzimos, rapidamente não queremos mais vê-lo e principalmente, senti-lo. Então, vamos conversar sobre isso.

Tipos comuns de lixo diário:

  • Lixo de banheiro
  • Lixo de cozinha
  • Lixo de escritório
  • Lixo de obra

Saiba o que fazer com cada um deles, seus impactos e benefícios da manipulação correta, pra gente e pro meio ambiente.

Lixo de banheiro

Americanos e europeus ficam espantados com a prática de descarte de papel higiênico em cestinhos no banheiro. Para eles, o normal e “civilizado” é jogar o papel higiênico no vaso sanitário. Estão certos?

Imagem de lixeira de banheiro
Lixeira no banheiro, hábito bem brasileiro.

Bem, se o encanamento da edificação foi bem dimensionado, se existe rede coletora de esgotos e o fornecimento de água para as descargas é normal (e abundante), podemos considerar que o descarte de papel higiênico nos vasos sanitários é OK. Então, por que os brasileiros não fazem isso?

Segundo dados do Instituto Trata Brasil de 2019, apenas 53% da população brasileira tem acesso a rede de esgoto. Na região Nordeste, este número cai para 10,49%. Não estamos falando só de habitações precárias ou isoladas, mas daquela charmosa pousada de praia, ou do bairro chic um pouco afastado do centro, eles provavelmente também não tem rede de esgoto. Tudo vai para fossas sépticas e o papel higiênico acumulado causa entupimentos bastante desagradáveis.

Outro ponto muito importante é o volume de água tratada que é usado para acionar as descargas. Quanto mais resíduos, mais água limpa é necessária para que se vá.

Sabemos que a água limpa é um bem cada dia mais escasso no planeta e prova disso é o uso quase obrigatório de vasos sanitários com caixa acoplada e válvulas com regulagem de volume de água.

Considerando tudo isso, o cestinho de banheiro, com um saquinho biodegradável para coletar absorventes, preservativos, fios de cabelo e papel higiênico, é um benefício ao planeta.

Lixo de cozinha

Se tem um lugar que produz bagunça e sujeira é a cozinha. E se tem um lugar que tem que ser rigorosamente limpo, é a cozinha.

Em alguns projetos, o cesto de lixo pode ser embutido na bancada da pia.

Imagem de armário com lixeira embutida.
Lixeira embutida no armário sob bancada da cozinha
Imagem de lixeira de pia embutida
Lixeira de pia embutida

Você acha que os armários podem ficar com mau-cheiro? Pois é, nós também… mas se os recipientes forem mantidos bem tampados, esse problema estará resolvido.

Imagem de triturador de pia em funcionamento
Pia com triturador em funcionamento.

Muito comum nos EUA, o uso de trituradores nos ralos da pia da cozinha resolvem o problema imediato de cascas e resíduos sólidos do preparo dos alimentos. É importante manter a manutenção em dia e muito cuidado quando estiver ligado.

Uma solução bastante ecológica, é manter recipientes separados para coletar lixos recicláveis e orgânicos e levar esses materiais ao descarte seletivo, seja do condomínio, seja aos responsáveis pela coleta pública.

Imagem com várias lixeiras domésticas para coleta seletiva
Lixeiras domésticas para reciclagem.

A grande vantagem desse tipo de recipiente, é o efeito conscientizador que vamos adquirindo na medida em que vemos a quantidade de lixo que produzimos e que iria para um aterro sanitário. Com o tempo, passamos a refletir se precisamos de tantas embalagens, se não desperdiçamos papeis que poderiam ser utilizados dos dois lados, ou se algumas coisas não poderiam ter uso mais prolongado.

Lixo de escritório

Quase tudo no escritório é reciclável e deve ser descartado nos coletores específicos. Equipamentos, entretanto, merecem uma atenção especial. Computadores e impressoras são feitos com metais pesados altamente poluentes e seu descarte – quando não puderem ser doados para uso de outras pessoas – deve ser feito diretamente ao fabricante original ou a coletores especializados. Procure na internet aquele que for mais conveniente em sua cidade.

Pilhas, baterias e remédios vencidos também possuem pontos de coleta especiais em farmácias ou lojas que os vendem.

Imagem de lixeira com eletrônicos
Atenção ao descarte de eletrônicos, quase tudo pode ser reciclado.

Lixo de obra

Em geral alugamos as caçambas estacionárias para coletar todos os resíduos e descartes de obras. Porém, é fundamental buscar informações sobre o fornecedor da caçamba antes de contratá-lo. Veja se tem autorização da prefeitura para estacionar a caçamba (se não tiver e o lixo for identificado como seu, você vai pagar multa), se o descarte é em local legalizado e o que pode ser colocado na caçamba e o que não pode. Alguns não permitem mistura de materiais orgânicos como madeira e folhagens, outros não permitem gesso, por isso é importante se certificar antes de fechar o contrato.

Imagem de caçamba ao lado de tijolos
Caçamba dentro do canteiro ou na rua, com autorização, sempre!

Nos próximos artigos, ampliaremos esse tema mostrando alternativas para manter o planeta limpo a partir da nossa casa.

Imagem de lixos urbanos como garrafas pet lançadas à rua.
Pelo bem do planeta, melhores cuidados imediatamente! Foto de Justin Bautista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top